Triple Screen de Alexander Elder

No livro “Aprenda a Operar no Mercado de Ações”, Alexander Elder apresenta uma técnica muito conhecida chamada “Triple Screen”. Nessa técnica o trader deve operar utilizando no mínimo três períodos gráficos, sendo um intermediário, um curto e outro mais longo.

Quem opera baseado em gráficos, com certeza já deve ter percebido que um ativo pode estar dando sinais opostos em diferentes periodicidades. Por exemplo, o diário pode estar mostrando sinal de entrada numa operação, mas o semanal pode estar caminhando num sentido totalmente inverso. Com a técnica de Alexander Elder, o trader estará operando a favor de uma tendência mais forte, seja comprado ou vendido, o que aumenta as chances de acerto na operação.

Como escolher os gráficos

Escolha seu gráfico preferido. Ele será o intermediário. Se seu gráfico preferido é o diário, o gráfico longo será o semanal (proporção 5 vezes maior que o intermediário). Já para o gráfico mais curto é opcional manter essa proporção (no caso de 5 vezes menor que o intermediário).

Abaixo um exemplo da importância desse método na análise de um ativo. Perceba que duas vezes a ação parecia que ia reverter para alta no diário, já trabalhava acima da MME9 e MACD estava quase cruzando. Porém, no semanal ela estava perdendo a MME9 e o MACD a recém cruzando e indicando venda – resultado: prevaleceu o sinal do gráfico de maior periodicidade e vieram mais quedas.

Triple Screen Alexander Elder

Para evitar cair nessa “armadilha”, o trader experiente deveria, antes de comprar, por exemplo, analisar no diário (intermediário) se vai operar comprado ou vendido, depois verificar no semanal (longo) para ver se a operação estaria indo a favor da tendência predominante, e por último analisar um gráfico intraday 60' (curto) para ver o momento tático da entrada.

O gráfico curto seria para encontrar pontos de rompimento ou pontos de retomadas do movimento para iniciar a operação. Exemplo: comprando no rompimento da máxima da primeira hora do dia, ao invés da máxima do dia anterior, ajuda o trader a entrar com menor atraso na operação e, consequentemente ter “espaço” para um lucro maior. Mesma coisa serve para ir definindo o Stop.

Responsabilidade

Atenção: As informações postadas e divulgadas no blog não constituem, em hipótese alguma, qualquer tipo de recomendação de compra ou venda de ativos e instrumentos financeiros.