Calendário de Vencimento Opções sobre Ações 2024

As séries das opções sobre Ações são identificadas pelas letras do ativo-objeto, seguidas por uma letra que indica o mês de vencimento e se é uma opção de compra ou de venda, e um número que informa o preço de exercício. Ex: PETRK16 - Opções de Compra de Petrobras, com vencimento em novembro e preço de exercício R$16,00.

Na B3, o vencimento das opções sobre ações acontece sempre na terceira sexta-feira do mês de referência da opção. Quando não houver pregão de negociação, a data de vencimento será no dia útil anterior. Neste dia ocorre a expiração do contrato, ou seja, ele perde o seu valor de mercado (vira pó). Outro ponto importante é que na data de vencimento somente podem ser negociadas as opções até uma hora antes do final do pregão regular. Abaixo deixo uma tabela que mostra as datas de vencimento para o ano de 2024. 

Responsabilidade

Atenção: As informações postadas e divulgadas no blog não constituem, em hipótese alguma, qualquer tipo de recomendação de compra ou venda de ativos e instrumentos financeiros.