Figuras análise gráfica: Cup and Handle

Em 1988, William O'Neil introduziu em seu livro “How to Make Money in Stocks” a formação gráficaCup and Handle”. Essa formação, que possui esse nome por causa da semelhança com uma “xícara com uma alça”, costuma aparecer logo após uma alta, sendo que é um padrão de continuação de tendência. O movimento ao todo ocorre da seguinte forma:

Um papel está em tendência de alta e forma um topo;

Após esse topo, papel começa a corrigir (até no máximo 50% do movimento de alta) e recupera novamente até o topo formado. Esse movimento ocorre de forma arredondada;

Após recuperar até o topo, o papel volta a ter nova queda, uma queda de 1/3 (ou no máximo 1/2) do tamanho do 2º movimento. Em alguns casos, essa última parte da figura pode até lembrar a formação de uma bandeira ou flâmula;

O papel volta a subir, rompendo o "topo da xícara" com volume acima da média. Agora com a formação confirmada, o alvo é obtido medindo a distância entre o topo e o fundo da xícara (confira exemplo abaixo).

Cup and Handle - Padrões Análise Técnica

Responsabilidade

Atenção: As informações postadas e divulgadas no blog não constituem, em hipótese alguma, qualquer tipo de recomendação de compra ou venda de ativos e instrumentos financeiros.