Entendendo o que é Short Squeeze

Short Squeeze - Bolsa de Valores
"Short Squeeze" é o nome dado ao movimento repentino de forte alta do preço de uma ação, causado pelo fechamento de posições (recompra de ações) de investidores vendidos. Isso costuma ocorrer pela falta de ações no mercado para alugar, que pode ser ocasionada:

✔ por doadores que não querem renovar o empréstimo das ações;
✔ por haverem poucos comprados interessados em doar seus papeis e por estes pedirem, justamente pela escassez de ofertas de alugueis, taxas muito altas;
✔ pela aproximação do limite de risco estabelecido pela B3 para esse tipo de operação (normalmente só podem ser alugadas em torno de 20% do total de ações do Free Float de um papel);
  • Lembre-se: Para um investidor ficar vendido em um papel, ele precisa alugar as ações de alguém. Se houver dificuldade em encontrar doadores, os investidores naturalmente irão começar a zerar suas posições vendidas. Isso irá levantar a cotação da ação e fazer com que atinja os Stops de outros vendidos (o que irá se transformar em mais compras e maior alta). Vira um "efeito cascata". 
Em resumo, é como se os preços tivessem em uma mola extremamente comprimida que de repente é liberada ocasionando a famosa "correria dos vendidos". Mas é um movimento de alta que está longe de ser baseado em fundamentos, portanto possui pouca sustentação.

Responsabilidade

Atenção: As informações postadas e divulgadas no blog não constituem, em hipótese alguma, qualquer tipo de recomendação de compra ou venda de ativos e instrumentos financeiros.