Entenda o Índice Preço/Lucro (P/L)

O Índice P/L, um dos indicadores mais utilizados da análise fundamentalista, tem como base dois conceitos bem simples:
✅ Preço: relativo à cotação da ação num determinado momento;
 Lucro: relativo ao lucro por ação anual.

Entendendo o cálculo do índice

Preço / Lucro = Quanto tempo a ação leva para “devolver” ao investidor o valor pago por ela

Exemplo: Ação comprada por R$ 20,00 e o lucro líquido anual por ação de R$ 4,00. Calculando o P/L, temos 20/4=5. Portanto serão necessários quatro anos para o retorno do investimento.

Vale frisar que não necessariamente o retorno virá nos 5 anos do exemplo, pois os lucros do período não são totalmente repassados aos acionistas. Tudo depende da política de dividendos da empresa e também dos cenários que podem mudar no longo prazo, alterando as despesas e receitas da empresa.

Comparando empresas

É importante comparar o valor deste indicador só com empresas do mesmo setor, pois cada setor tem suas características de envolvimento com o mercado (ex: riscos envolvidos para determinada atividade ou a média de retorno de investimento).

Conclusões que podem ser tiradas ao analisar o P/L de empresas

1) A empresa com menor P/L pode ser considerada mais barata, por ter uma perspectiva de um retorno mais rápido do valor investido.

2) Um P/L maior pode ÀS VEZES significar futuro mais otimista para os lucros da empresa, se ela tiver investindo parte dos lucros em projetos novos.

3) Empresa com P/L maior e setor de risco abaixo da média: nesse caso é aceitável um P/L maior, pois apesar do retorno do investimento ser mais lento, ele é mais garantido.

4) Se a empresa apresenta prejuízo no exercício, o P/L será negativo. Mas não necessariamente ela é um mau investimento. É preciso procurar as causas desse mau resultado.
  • O resultado líquido foi reduzido por amortização de ágio? Se sim, o efeito do ágio é apenas contábil, o prejuízo não é tão preocupante. 
  • São despesas pontuais que não terão no exercício seguinte, permitindo uma melhora do resultado? 
Por essas diferentes interpretações, conclui-se que esse índice, assim como os outros, não pode ser olhado isoladamente. Ele deve ser usado com outros indicadores e junto de estudos sobre o futuro da companhia (concorrência, mercado consumidor, etc).

Preço sobre Lucro (P/L), Análise Fundamentalista
Você pode encontrar o P/L de ações no site
fundamentus.com.br

Preço/Lucro (P/L) de ações. Qual usar? 

Como vimos acima, o indicador P/L é um dos mais usados na análise fundamentalista. Ele alia o preço da ação com o desempenho operacional da empresa – em princípio quanto menor for o múltiplo, melhor. Analistas costumam utilizá-lo de três formas:

Tipos de Preço/Lucro - Análise Fundamentalista

A dúvida que fica é: já que o mercado costuma visar sempre o lucro futuro das empresas, qual a melhor forma de usar esse indicador fundamentalista?

Calcular o P/L corrente ou passado seria a forma mais conservadora. Alguns defendem o uso do P/L passado por usar resultados mais recentes no cálculo. Por outro lado, há de levar em conta que algumas empresas possuem variações no lucro conforme os trimestres (principalmente as cíclicas), o que, por incluir trimestres de anos distintos, deixaria o cálculo do P/L passado distorcido.

Mas se a empresa vem mostrando forte crescimento nos resultados é interessante usar o múltiplo P/L futuro. Atualmente é a forma mais usada pelos analistas, mas é necessário cuidado, pois para usar o P/L nesse modo o investidor deve estar muito firme em suas análises que indicam que o lucro da empresa deve realmente crescer.

Se a empresa vem mostrando há vários anos um lucro “estabilizado”, mesmo que o mercado esteja apostando em alta do lucro, o ideal é ser o mais conservador possível e usar o P/L corrente. Para deixar de ser conservador no cálculo do P/L é necessário que a própria empresa já tenha dado sinais de que possui um crescimento consistente do lucro.

Enfim, há de verificar cada caso para saber qual tipo de P/L é o melhor a ser utilizado.

P/L Corrente x P/L Futuro: Quase sempre o P/L futuro será mais baixo que o corrente já que analistas sempre apostam no crescimento da empresa e, portanto, que o lucro futuro será superior ao atual. Apenas em cenários muito complicados para a economia (ex: crises financeiras) o P/L projetado poderá ficar igual ou acima do corrente.


Riscos de um Baixo Preço/Lucro (P/L)

Dúvidas sobre análise fundamentalista
Um P/L (Preço/Lucro) baixo nem sempre significa que determinada ação é um bom negócio. Como já explicado, o indicador fundamentalista P/L depende de dois “componentes”, do preço e do lucro por ação, portanto qualquer motivo que afete um desses dois componentes, consequentemente afetará o cálculo do P/L. Abaixo alguns itens que devem ser analisados para verificar se esse P/L baixo na verdade não está “escondendo” algum problema.

❌ Falta de transparência na divulgação dos resultados, nesse caso é interessante verificar se a ação da empresa possui um bom nível de Governança Corporativa. Lembre-se que ações com baixo nível, gera uma menor precificação das ações da empresa, e se o preço é menor o P/L também será menor. Outro ponto a verificar é se houveram mudanças recentes nas regras contábeis da empresa, pois isso pode estar causando falsa impressão de crescimento do lucro no período.

❌ Papeis com alta volatilidade fazem com que muitos investidores o “evitem” e acabe influenciando na precificação e indiretamente no P/L. A alta volatilidade pode ser causada por uma cotação muito baixa (em que cada centavo gera grande variação), ou em ações em que os papeis estão concentrados nas mãos de poucos investidores (baixo Free-Float) fazendo com que o spread no livro de ofertas fique muito alto. Dica: Procure papeis de empresas com Beta igual ou menor que 1.

❌ Crescimento e resultados da empresa não são consistentes. Verifique se a empresa teve crescimento de lucro e receitas superior a 15% nos últimos 5 anos e ao mesmo tempo empresas com perspectivas de crescimento do lucro e das receitas superior a 15% nos próximos anos.

❌ Ação com baixo volume negociado no mercado por causa, por exemplo, de um baixo Free-Float, acaba atraindo menos investidores e também afetando a precificação do papel. Procure papeis com maior liquidez e volume. Aqui novamente pode-se olhar o nível de Governança Corporativa, já que nos níveis mais altos as empresas precisam ter um percentual mínimo de ações em circulação.

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