Padrões de Reversão: "Pá de Ventilador"

É uma formação que costuma aparecer quando uma tendência perde força. As três linhas do seu desenho saem todas de um mesmo ponto, com a correção da linha de tendência conforme oscilação dos preços. O rompimento da última linha sinaliza de forma mais confiável que realmente ocorrerá reversão da tendência original.

Portanto, se a tendência original era de alta o rompimento da terceira linha indica venda. Se a tendência era de baixa o rompimento indica compra.

Outro ponto que deve ser lembrado é que a reversão para uma tendência uma de alta, só pode ser considerada se, no rompimento da última linha, ocorrer aumento de volume. Já nos casos de reversão para tendência de baixa, isso não é algo obrigatório.

Este padrão é muito criticado pela lentidão no sinal de reversão, mas em compensação, isso o faz um padrão mais confiável. Abaixo alguns exemplos:


Padrão de Reversão, análise técnica, Pá de Ventilador

Padrão de Reversão, análise técnica, Pá de Ventilador

Responsabilidade

Atenção: As informações postadas e divulgadas no blog não constituem, em hipótese alguma, qualquer tipo de recomendação de compra ou venda de ativos e instrumentos financeiros.